De 08 a 11 de novembro, o Movimento Nacional Afro Presença mobilizará instituições de Ensino Superior, sociedade civil, movimentos sociais, empresas governamentais e o terceiro setor em torno da inserção laboral de jovens negros e negras do Brasil, através da realização da 4ª Edição do Afro Presença.
Nos dias 8, 9 e 10, o AfroPresença Nacional ocorrerá de forma remota e as inscrições poderão ser feitas acessando o link (https://afropresenca.com.br/cadastro-afro-presenca-2023/). O evento nacional é gratuito e será transmitido no canal TVMPT do Youtube.
No dia 11 de novembro, das 08h às 18h, ocorrerá 1ª Edição do AfroPresença Bahia, organizada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ministério Público do Trabalho (MPT Bahia), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (SEPROMI), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).
O AfroPresença Bahia será realizado de forma presencial e gratuita, no Auditório do Departamento de Ciências Exatas e da Terra (DCET) da Universidade do Estado da Bahia – Campus I, situada à Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula, Salvador-BA (https://portal.uneb.br/), transmitido pela TV UNEB (https://www.youtube.com/@TVUNEB ) e retransmitido pelo canal youtube Programa Universidade Multicultural (https://www.youtube.com/@programauniversidademultic4720 ).
O evento objetiva ratificar e propagar a importância da presença negra, quilombola e indígena no mercado de trabalho baiano e abordará temas como pós-permanência de negras e negros, indígenas e quilombolas; inclusão e valorização de negras e negros, quilombolas, indígenas e imigrantes em empresas estatais e em empresas privadas; ações afirmativas no mercado de trabalho; o papel das empresas de recrutamento; e a inclusão de professoras negras e professores negros nas universidades particulares.
O Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, tendo como meta incentivar as ações afirmativas na iniciativa privada, a bem da inclusão de profissionais negras e negros em postos estratégicos, de mando e gestão.
A Universidade Federal da Bahia participa, desde o ano de 2020, da coordenação geral e acadêmica do Movimento Afro Presença, projeto que se propõe a prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente, no social, político e cultural. A UNEB, sendo a primeira universidade brasileira a implantar Sistema de Cotas para acesso aos cursos de graduação e pós-graduação, em 2002, estreia a participação no Movimento Nacional Afro Presença em 2023 e, por meio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas (PROAF), acolhe a 1ª Edição do Afro Presença Bahia nas suas dependências.
As inscrições para a atividade presencial em Salvador poderão ser feitas pelo - Clique aqui.
Convidamos toda a comunidade baiana para participar dessa importante e necessária iniciativa do Ministério Público do Trabalho parceirizada pela UNEB, UFBA, SEPROMI, SPM e SPDM na Bahia.