PESQUISA - PIBIC 2023-2024
- Adriana Freire Pereira Ferriz
Nome: Tendências do trabalho de assistentes sociais na educação básica pública nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil
- Catiele Paixão dos Santos
Nome: Desenvolvimento e avaliação piloto do programa de intervenção Narrativas Funcionais em cuidadores de crianças com doenças crônicas: Viabilidade, aceitabilidade e eficácia preliminar
Descrição: Nós estamos oferecendo um atendimento psicológico para cuidadores (mãe, pai ou mesmo outro parentesco) de crianças que tem algum diagnóstico de doença crônica orgância. Não há uma limitação sobre um tipo específico de doença, pode ser uma doença do coração, uma doença respiratória, intestinal, sanguínea, nutricional, alguma infecção congênita, uma doença do sistema nervoso ou de qualquer outra especialidade médica.
- Denise Maria Barreto Coutinho
Nome: O real e a realidade em Freud e em Lacan
- Elza Maria Techio
Nome: Uma Meta-análise dos fatores de risco associados ao feminicídio no Brasil (2019-2023)
- Fabricio de Souza
Nome: A ludicidade nas relações sociais de adolescentes: Uma investigação das características da interação entre adolescentes em geral e entre aqueles que possuem irmãos gêmeos.
- Fernanda de Souza Brito
Nome: Procrastinação e estresse no trabalho em diferentes ambientes ocupacionais
Descrição: Procrastinação é descrita na literatura como um fracasso autorregulatório, uma dificuldade de regular pensamentos, emoções e comportamentos para realizar uma dada atividade, resultando no seu adiamento. No entanto, a literatura é voltada para compreender esse comportamento no contexto acadêmico, e escassa no que diz respeito aos ambientes ocupacionais. O presente projeto propõe investigar a relação entre procrastinação e estresse no trabalho, considerando diferentes tipos ambientes ocupacionais. Para isso, visa desenvolver ou adaptar uma medida de procrastinação no trabalho; descrever a relação entre procrastinação e estresse no trabalho; investigar o impacto de variáveis sociodemográficas na relação entre procrastinação e estresse no trabalho; e, por fim, analisar diferenças na relação entre procrastinação e estresse no trabalho em diferentes tipos de ambientes ocupacionais de acordo com o modelo de Holland. A amostra será composta por trabalhadores inseridos em uma mesma atividade ocupacional por no mínimo 06 meses. Serão utilizadas as seguintes medidas: um instrumento de procrastinação no trabalho a ser desenvolvido e validado; o Inventário de Classificação Ocupacional para caracterização dos diferentes tipos de ambientes de trabalho, e escalas de estresse ocupacional. A análise dos dados será quantitativa e utilizará técnicas estatísticas como Análises Fatoriais, análises de correlação e regressão. Espera-se que esse estudo avance o campo de estudos relacionados aos comportamentos procrastinatórios no contexto de trabalho, considerando principalmente as diferenças de cada ambiente. Como produto, essa pesquisa espera produzir uma medida válida de avaliação da procrastinação no contexto de trabalho.
- Giuseppina Marsico
Nome: Cultura, Membrana Social e Psicologia do Desenvolvimento
- Ilka Dias Bichara
Nome: Redes de interação e amizades de crianças constituídas nas práticas lúdicas desenvolvidas em seus grupos de brincadeira: Um estudo comparativo com gêmeos e não gêmeos
- Jaan Valsiner
Nome: Resiliência e Fronteiras em contexto de pobreza sob a luz da psicologia cultural
- José Neander Silva Abreu
Nome: Construção e Validação de Instrumento Psicológico para Avaliar a Memória Prospectiva
- Josefa Lusitania de Jesus Borges
Nome: As ações profissionais das/os Assistentes Sociais na NASF/Salvador
Descrição: As ações profissionais constituem-se de um conjunto de atos que em interação dão materialidade ao fazer profissional. Nessa direção, far-se-á consideração sobre os elementos determinantes e condicionantes dessas ações e as competências requeridas para a materialidade da integralidade e a democratização da saúde no interior dos processos coletivos do trabalho os quais os assistentes sociais se inserem nas equipes do NASFs.
- Josimara Aparecida Delgado Baour
Nome: Memória, gerações e Serviço Social: caminhos teóricos e políticos
- Juliana Aparecida de Oliveira Camilo
Nome: Trabalhar no litoral: um retrato dos trabalhadores de atividade física e do esporte nas praias de Salvador
Descrição: Descrição: Neste estudo daremos foco nos vendedores que caminham pelas praias e nos vendedores em pontos fixos, ajudantes das diferentes barracas que atuam informalmente em atividades pontuais (transporte de alimentos para os restaurantes, transporte de mesas e cadeiras), profissionais da saúde (profissionais de educação física, fisioterapeutas, massagistas, esteticistas), trabalhadores do entretenimento (dança, recreação), pescadores e garimpeiros da praia. Assim, esta pesquisa tem como objetivo geral mapear os trabalhadores de atividades não clássicas, presentes no litoral da cidade de Salvador, desvinculados de contratos formais com organizações, compreendendo também os sentidos de seu ofício e suas relações com o território. A epistemologia seguirá os pressupostos do construcionismo social e as proposições do trabalho não clássico. Metodologicamente esta pesquisa será composta por três momentos distintos: a) aproximação etnográfica e análise de práticas; b) mapeamento dos territórios e, c) entrevistas. Ao final desta pesquisa, espera-se obter um mapeamento dos trabalhadores não clássicos presentes no litoral da cidade de Salvador, permitindo compreender a realidade destes trabalhadores, denunciar possíveis práticas perversas empregadas (como o trabalho infantil), emergentes dentro desse grupo tão amplo e diversificado, assim como compreender como tais categorias têm se relacionado subjetivamente com o trabalho que realizam.
- Juliana Prates Santana
Nome: Impactos da pandemia COVID-19 no cotidiano de adolescentes brasileiros em situação de vulnerabilidade social - Ano II
Descrição: Trata-de do segundo ano da pesquisa que foi concebida pelo Grupo de Trabalho "Resiliência, Juventude e Vulnerabilidade" da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), que tem como coordenador o Prof. Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa, tendo como objetivo central compreender os impactos das experiências da pandemia para o desenvolvimento de adolescentes brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Trata-se de um estudo misto simultâneo, exploratório-descritivo, com delineamento transversal e desenvolvido a partir de um estudo de casos múltiplos. A coleta de dados com os participantes de Salvador já foram realizadas no ano 1 do projeto, totalizando 65 participantes, oriundos de diversos contextos, nomeadamente: situação de rua, acolhimento institucional, cumprimento de medidas sócio educativas em meios abertos e fechado, escolas públicas localizadas em contextos de grande vulnerabilidade social e violência, assim como em projetos sociais. Para a análise dos dados coletados nos questionários serão realizadas análises inferenciais para a comparação entre os participantes dos cinco grupos recrutados. Já os dados da entrevista semiestruturada serão analisados por meio da Técnica de Análise Temática (AT). Espera-se que o estudo gere evidências que permitam compreender o impacto da pandemia no desenvolvimento de adolescentes em contextos de vulnerabilidade e que tais evidências contribuam para subsidiar intervenções ou políticas de saúde, educação e assistência social para essa população, considerando demandas específicas. Somado a isso, espera-se que o segundo ano da pesquisa possibilite a formação e qualificação dos profissionais que atuam com adolescentes ejovens em situação de risco e vulnerabilidade social na cidade de Salvador.
- Leonardo de Oliveira Barros
Nome: Trajetórias de carreira de estudantes da Universidade Federal da Bahia
- Luca Tateo
Nome: Métodos para o estudo das dinâmicas psicossociais e educacionais de comunidades em situação de vulnerabilidade social na perspectiva da psicologia semiótico-cultural
- Luciana Dutra Thome
Nome: Questionário de Crise Desenvolvimental (DCQ 12): Validação Brasileira
- Magali da Silva Almeida
Nome: Perfil sociodemográfico de mulheres e meninas e famílias em situação de rua usuárias de Unidades de Acolhimento da Secretaria Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE) de Salvador em uma perspectiva interseccional
- Maria Virginia Machado Dazzani
Nome: O signo da pobreza: dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas de camadas populares
Descrição: Esta pesquisa pretende descrever e analisar as dinâmicas psicossociais e educacionais por meio das quais as pessoas de camadas populares regulam suas trajetórias individuais nas transições entre diferentes contextos da experiência (escola, universidade, família e comunidade). Chamaremos de membrana social o limite semiótico (ou fronteira semiótica) que separa os diferentes contextos por onde transitam essas pessoas. Este estudo visa compreender como pessoas de camadas populares dão significado ao contínuo das suas experiências ao cruzar os distintos contextos desenvolvimentais e como elas negociam essas significações na construção do self sob o signo da pobreza.
- Patricia Alvarenga
Nome: Avaliação de intervenções online para promover a parentalidade e o desenvolvimento infantil
Descrição: Programas de orientação a pais visam estabelecer um ciclo positivo de interação entre pais e filhos, caracterizado por práticas parentais sensíveis e assertivas, que promovem o desenvolvimento socioemocional infantil pleno desde os primeiros anos de vida da criança. A pandemia do coronavírus e a disseminação das tecnologias digitais vêm mostrando a necessidade de programas online de orientação a pais, que podem transpor obstáculos como a distância física, a falta de tempo e a precariedade do transporte público, fatores que geralmente comprometem a retenção de participantes em programas presenciais. O objetivo geral deste projeto é avaliar os efeitos de duas intervenções online complementares para promover o bem-estar parental, as práticas parentais e o desenvolvimento infantil em famílias sociovulneráveis com crianças de 0 a 12 meses (Programa de Responsividade Materna PRM) e de 3 a 6 anos de idade (Programa de Bem-estar Subjetivo e Práticas Parentais BESPP). As duas intervenções adotam a abordagem bigeracional, visando promover não somente o desenvolvimento das crianças, mas também o bem-estar dos pais, e estão inspiradas na abordagem do Mapeamento de Intervenções. O objetivo geral será atingido pela realização de dois estudos de delineamento quasi-experimental de grupos não equivalentes com pré e pós-teste, cada um com três grupos de comparação: intervenção autoadministrada (participantes interagem com conteúdo online somente); intervenção mista (participantes interagem com conteúdo online e com psicólogo em chamada de áudio ou vídeo); e lista de espera. Cada um dos grupos será composto por 20 mães e/ou pais com escolaridade máxima de ensino médio e que possuam acesso à internet e a um dispositivo digital (computador com câmera, tablet ou smartphone). No pré e no pós-teste, os pais serão avaliados quanto à própria saúde mental e bem-estar subjetivo, responsividade e práticas parentais, e quanto ao desenvolvimento global e problemas emocionais e comportamentais dos filhos. Adicionalmente, haverá medidas observacionais da responsividade materna na avaliação do Programa de Responsividade Materna PRM. Também serão avaliados o tempo de engajamento dos participantes em cada atividade e em cada sessão da intervenção e a satisfação dos usuários com os dois programas. As duas intervenções possuem 10 sessões cada, e serão implementadas pelo site www.parapais.ips.ufba.br, especialmente desenvolvido para hospedar os dois programas. No caso dos participantes dos grupos intervenção mista, também serão utilizadas chamadas de áudio ou vídeo para interação com um psicólogo. Para verificar a eficácia dos programas os resultados do pré-teste e do pós-teste dos três grupos serão comparados com a utilização de modelos mistos de análise de variância com covariantes (saúde mental dos pais). Este estudo contribuirá para o desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país, ao descrever e discutir os efeitos de duas intervenções online inovadoras e especialmente delineadas para favorecer o desenvolvimento socioemocional de pais, mães e crianças brasileiros.
- Suely Aires Pontes
Nome: Dispositivos Psicanalíticos em Serviços e Territórios: variedades metodológicas e conceituais
- Vania Nora Bustamante Dejo
Nome: Peculiaridades e potências do cuidado às famílias no âmbito da saúde mental infantojuvenil: estudo de caso no Programa Brincando em Família
Descrição: A saúde mental de crianças e adolescentes é um assunto recente no Brasil e no mundo, que vem ficando mais evidenciado, dado o aumento da demanda por cuidado. Nas diretrizes para a assistência a família é compreendida como parceira e protagonista do cuidado, no entanto, isso não tem se traduzido nas práticas. Estudos apontam redução do contato e desvalorização familiar, assim como dificuldades na relação entre profissionais e familiares. São poucas as publicações que abordam práticas de cuidado a crianças, adolescentes e suas famílias no âmbito da saúde mental. Algumas pesquisas desenvolvidas no Programa de Saúde Mental Brincando em Família, local onde será realizado o presente estudo, apontam caminhos que devem ser aprofundados. Nessa direção, propomos como objetivo geral analisar as possibilidades de construir cuidado em saúde mental para crianças, adolescentes e suas famílias no âmbito do programa de Saúde Mental Brincando em Família. Especificamente, o projeto se propõe a: (1)descrever como crianças, adolescentes e suas famílias vivenciam suas condições de vida; (2) analisar o lugar que as crianças e adolescentes ocupam na dinâmica familiar em relação com dinâmicas sociais mais amplas; (3) explorar a relação que as famílias estabelecem com o serviço, considerando aspectos facilitadores e dificultadores; (4) identificar processos que contribuem para ampliar as possibilidades de elaboração e encaminhamento das queixas; (5) analisar as possibilidades do cuidado em redes setoriais e intersetoriais. O estudo será realizado com adultos, crianças e adolescentes que são acompanhados no Programa Brincando em Família. Através de estratégia da análise temática serão analisados os relatos dos atendimentos, assim como algumas entrevistas. De modo complementar, serão feitas análises quantitativas visando traçar um perfil sociodemográfico das famílias. A proposta possui grande potencial de aplicação, inclusive como parte do trabalho de articulação de rede e formação permanente de trabalhadores, já desenvolvido pela equipe deste projeto.
- Wilson Alves Senne
Nome: Etnografia on line: pesquisando temas contemporâneos de interesse público nas redes sociais
- Yuri Sá Oliveira Sousa
Nome: Ferramentas de Processamento de Linguagem Natural aplicadas à Pesquisa Qualitativa em Psicologia Social
Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende contribuir com a integração entre diferentes ferramentas metodológicas de análise de dados qualitativos na pesquisa psicossocial considerando alguns dos recentes modelos de Processamento de Linguagem Natural (PLN, ou NLP na sigla em inglês) desenvolvidos no campo da Inteligência Artificial (IA), linguística computacional, estatística e mineração de dados textuais. A pesquisa pretende realizar uma revisão da literatura com o objetivo de identificar e sistematizar algumas das aplicações possíveis dos modelos e ferramentas em NLP para subsidiar a formulação de hipóteses sobre fenômenos psicossociais, seus processos e conteúdos, ao mesmo tempo em que busca contornar dificuldades metodológicas associadas a modelos frequentistas de representação de texto (i.e., baseados na ocorrência e coocorrência de palavras em textos e segmentos de texto). Além da revisão da literatura, pretende-se realizar um estudo metodológico de aplicação de técnicas em NLP para produzir redes semânticas heuristicamente úteis à análise de dados coletados em atividades de associação livre de palavras, uma técnica exploratória de coleta de dados em que participantes produzem dados linguísticos a partir da associação com determinado termo indutor. Espera-se que o projeto de pesquisa possa apresentar contribuições significativas ao campo de estudos psicossociais que analisam dados linguísticos e comunicacionais. Em contribuições anteriores, apresentamos diretrizes teóricas e metodológicas para utilizar métodos de análise baseados na lexicometria, ou estatística textual (Sousa, 2021; Sousa et al., 2020). Na presente proposta, pretendemos avançar na incorporação de recursos baseados em Processamento de Linguagem Natural, com vistas a contornar dificuldades metodológicas dos modelos anteriores, sistematizar possibilidades de aplicação e oferecer diretrizes úteis para a utilização desses recursos na pesquisa qualitativa em psicologia social.
PESQUISA - PIBIC AF (2023 - 2024)
- Fabricio de Souza
Nome: O Sexting como Prática Cultural entre Universitários: Investigação com Estudantes de Instituições Públicas e Privadas
- Giuseppina Marsico
Nome: Pobreza, Fronteiras e Psicologia do Desenvolvimento Humano
- José Neander Silva Abreu
Nome: Efeitos de traumas infantis e fatores de personalidade mediado pelas funções executivas para uso abusivo da internet
- Maria Virgínia Machado Dazzani
Nome: O signo da pobreza: dinâmicas psicossociais e educacionais de pessoas negras e pertencentes às camadas populares
- Mônica Lima de Jesus
Nome: Práticas, desafios e estratégias de profissionais de saúde e usuários/as de serviços de referência em HIV/aids em meio às novas biotecnologias de prevenção (carga viral indetectável e PrEP)
Descrição: Compreender como as novas biotecnologias de prevenção (PrEP e carga viral indetectável) para HIV/aids repercutem nas relações afetivo-sexuais e nas práticas de cuidado e prevenção de pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA) e pessoas usuárias da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), bem como nas práticas de cuidado dos profissionais de saúde dos serviços de referência destas biotecnologias.