Instituto de Psicologia

IPS

COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (CEP-IPS/UFBA) teve sua aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em dezembro de 2014 e iniciou efetivamente as suas atividades a partir de junho de 2015, funcionando na sala 03 (três) do Programa de Pós Graduação em Psicologia desta universidade. 

 

O CEP-IPS/UFBA é um órgão colegiado que tem por finalidade defender os interesses dos/das participantes das pesquisas, em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento das investigações dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados, baseados nos princípios da autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade, conforme as definições contidas na Resolução n. 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

 

Este Comitê é constituído atualmente pelos seguintes membros: 

 

I) titulares: Dr. Mauro de Oliveira Magalhães (coordenador e representante docente do Curso de Psicologia), Dr. Leonardo de Oliveira Barros (coordenador adjunto e representante docente do Curso de Psicologia), Dr. Fabricio de Souza (representante docente do Curso de Psicologia), Dra. Stella Maria Leal Bastos Senes (representante docente do Curso de Serviço Social), Dra. Marina da Cruz Silva (representante docente do Curso de Serviço Social), Dra. Maristela Dias de Oliveira (representante de departamentos externos ao Instituto de Psicologia da UFBA), Me. Ramiro Rodrigues Coni Santana (representante discente do Programa de Pós Graduação em Psicologia), Jamile Santos Brito (representante discente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social) e Maria Antonieta Dantas dos Santos (representante dos usuários); e 

 

II) suplentes: Ma. Ana Cláudia Caldas Mendonça Sêmedo (representante docente do Curso de Serviço Social), Dr. Raimundo Cândido de Gouveia (representante docente do Curso de Psicologia), Saara Silva Castro (representante discente do Programa de Pós Graduação em Serviço Social) e Me. Klessyo do Espírito Santo Freire (representante discente do Programa de Pós Graduação em Psicologia). 

 

De acordo com a Resolução CNS 466/2012, a fase relativa à coleta de dados (quando se dará o contato com os/as participantes), só poderá ser iniciada após a aprovação do projeto de pesquisa por um Comitê de Ética. Para ter seu protocolo de pesquisa apreciado, o/a pesquisador/a deverá cadastrá-lo na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil/login.jsf), devidamente instruído conforme as exigências relacionadas ao seu tipo de pesquisa.

 

As Reuniões Ordinárias do CEP-IPS/UFBA são realizadas sempre na 1ª sexta-feira do mês e é recomendável que os protocolos de pesquisa sejam submetidos com antecedência mínima de 15 dias para que a análise do/a relator/a seja realizada a tempo.

 

A relação de modelos e documentos importantes pode ser acessada na aba Modelos do CEP-IPS/UFBA.

 

O contato com o CEP-IPS/UFBA deve ser realizado exclusivamente através do e-mail cepips@ufba.br