COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

O Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia (CEP-IPS) da UFBA teve sua aprovação pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) em dezembro de 2014 e iniciou efetivamente suas atividades a partir de junho de 2015, funcionando na sala 3 (três) do Programa de Pós-graduação em Psicologia.

O CEP-IPS é um órgão colegiado, que tem por finalidade defender os interesses dos participantes da pesquisa em sua integridade e dignidade, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa dentro dos padrões éticos consensualmente aceitos e legalmente preconizados, baseados nos princípios de autonomia, beneficência, não maleficência, justiça e equidade, de acordo com as definições contidas na Resolução n. 466 de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Este Comitê é constituído por 9 (nove) membros titulares e 5 (cinco) suplentes, com a seguinte composição: dois representantes docentes e respectivos suplentes do curso de Psicologia e de Serviço Social, indicados pelos seus respectivos colegiados;  um representante discente e respectivo suplente do Programa de Pós–graduação em Psicologia; e dois representantes dos usuários e um suplente (o membro nesta categoria deverá ter vinculação com organização da sociedade civil envolvida com os interesses dos grupos potencialmente participantes das pesquisas em ciências humanas e sociais, prioritariamente no âmbito dos direitos humanos); dois representantes de departamentos externos ao Instituto de Psicologia da UFBA e um suplente. A atual coordenadora do CEP IPS é a professora Ana Maria Ferreira Cardoso, do Curso de Serviço Social da UFBA.

Conforme Resolução CNS 466/2012, a fase relativa à coleta de dados, quando se dará o contato com os participantes, só poderá ser iniciada após a aprovação do projeto pelo CEP. Para ter seu projeto de pesquisa apreciado pelo CEP, o pesquisador deverá cadastrar sua pesquisa na Plataforma Brasil (http://aplicacao.saude.gov.br/plataformabrasil), com o protocolo devidamente instruído conforme as exigências relacionadas ao seu tipo de pesquisa.

O pesquisador poderá acessar a listagem de documentos a serem anexados e modelos neste site.

Os contatos com o CEP podem ser realizados através do e-mail cepips@ufba.br