Comunicado CONEP - Procedimentos da pesquisa em meio ou ambiente virtual

Em Comunicado oficial, a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) orienta pesquisadores/as e Comitês de Ética em relação aos procedimentos que envolvem o contato com participantes e/ou coleta de dados em qualquer etapa das pesquisas, em meio ou ambiente virtual, descrito como aquele que envolve a utilização da internet, do telefone ou de outros programas e aplicativos relacionados. Tais medidas visam preservar a proteção, a segurança e os direitos dessas pessoas. O documento destaca que estas orientações, quando aplicadas aos/às participantes em situação de vulnerabilidade, devem estar em conformidade com as Resoluções do Conselho Nacional de Saúde - CNS nº 466/2012 e nº 510/2016.

Acesse o conteúdo completo do Comunicado CONEP 0019229966 aqui

Atte.,

Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (CEP-IPS/UFBA)