Instituto de Psicologia

IPS

Creuza Maria Oliveira recebe o primeiro título Doutora Honoris Causa pela UFBA proposto pelo Instituto de Psicologia

Creuza Maria é uma das principais vozes na luta pela garantia de direitos da classe trabalhadora e principalmente, no combate à invisibilidade das mulheres domésticas. 

Na última sexta-feira (24.11), a ativista baiana Creuza Maria Oliveira recebeu o título de Doutora Honoris Causa da UFBA que luta há mais de 30 anos pelos direitos das trabalhadoras domésticas. A baiana atuou desde 1985 com envio de uma proposta de emenda constitucional. Na Constituição de 88, conseguiu garantir o salário mínimo e as folgas, através de negociações, idas e vindas a Brasília. Como presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (FENATRAD) realizou diversas audiências públicas no governo Lula. Seguiu na luta para a proibição do trabalho infantil, cobrando um posicionamento da Organização Internacional do Trabalho em 1995. 

“Esse título não é meu, não é só meu, é de todas essas companheiras e os parceiros e parceiras que contribuíram com a luta dos 33 anos do sindicato aqui na Bahia e 26 anos da FENATRAD”, disse Creuza quando recebeu o título. A solenidade aconteceu no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no bairro do Canela. Creuza Oliveira foi a primeira trabalhadora doméstica a receber a homenagem.

A proposta, iniciativa do Instituto de Psicologia (IPS). A aprovação aconteceu no dia 29 de julho de 2023 pelo Conselho Universitário (CONSUNI).  A mesa da sessão foi composta pelo reitor Paulo César Miguez de Oliveira, o vice-reitor Penildon Silva Filho, a diretora do IPS Cristiana Mercuri, a ex diretora do Instituto que conduziu a solicitação na época Ilka Bichara, uma das professoras proponentes do título Elizabeth Aparecida Pinto e a homenageada da noite Creuza Maria.  As professoras Patrícia Zucoloto e Marina Silva, ambas do IPS/UFBA, a deputada estadual Olívia Santana, professora e pesquisadora visitante emérita da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mary Garcia Castro que também foram proponentes do título e participaram da elaboração do memorial de Creuza, estavam na cerimônia. Juntamente com a deputada federal, Lídice da Mata, que foi relatora da PEC das domésticas no Senado. 

Creuza Maria, ajudou a fundar o Conselho Nacional das Trabalhadoras Domésticas (CNTD) em 1985. Entre os cargos de liderança ocupados ao longo da trajetória, foi uma das fundadoras da Associação das Trabalhadoras Domésticas da Bahia e sua primeira presidenta em 1986. Participou da criação do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia (SINDOMÉSTICO/Ba) em 1990, foi presidenta por cinco mandatos. Atualmente, é presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. 

O título foi outorgado às 19h40 pelo reitor Paulo Miguez, que concluiu sua fala. “Nós agradecemos a sua presença, Creuza. Sua presença aqui inspira a UFBA, continuar sendo uma casa onde o racismo não prosperará, uma casa onde a produção do conhecimento é arma para o enfrentamento dos grandes desafios, uma casa em que a sua administração central está terminantemente atenda às políticas de inclusão, ao enfrentamento dos preconceitos. Sua presença aqui sinaliza essa nossa obrigação que tem sido cumprida, apesar das dificuldades. Creuza Oliveira que na realidade, nós agradecemos porque a sua condição a partir de hoje de Doutora Honoris Causa da UFBA enriquece essa casa”, reiterou o reitor.

A sua luta social pode ser traduzida pelas suas premiações, a mais recente foi a condecoração que recebeu do atual Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, a Medalha da Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, a mais alta honraria do estado.

 

Links Importantes:

Convite elaborado pela Comissão organizadora - clique aqui

TV UFBA - vídeo completo da solenidade 

Jornal Correio - notícia

SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial) - notícia

G1 Bahia - notícia

A Tarde - notícia

Folha de São Paulo - notícia 

FENATRAD (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas) - notícia