Instituto de Psicologia

IPS

Monitoramento e Avaliação do Projeto de Implementação da Cátedra Universidade Intercultural Pluriepistêmica e Multiétnica-Racial

A Cátedra Universidade Intercultural Pluriepistêmica e Multiétnica-Racial é uma iniciativa que busca promover uma universidade verdadeiramente intercultural, que reconheça, valorize e dialogue com os saberes de diferentes povos e culturas. Essa proposta está fundamentada em princípios de pluralidade epistemológica, diversidade étnico-racial e justiça social, sendo essencial para enfrentar as desigualdades históricas que marcaram o acesso ao conhecimento e à educação superior.

A implementação desse projeto exige não apenas um planejamento sólido, mas também um processo contínuo de monitoramento e avaliação. Essas etapas são fundamentais para garantir que os objetivos da cátedra sejam alcançados e que ela se consolide como um espaço de transformação acadêmica e social.  Neste momento, a expectativa é a aprovação no Conselho Universitário, por esta razão é de fundamental importância identificarmos avanços e desafios, sobretudo avaliar a execução das etapas planejadas, como atividades formativas, eventos e produção acadêmica.  Um segundo ponto refere-se ao ajustamento das estratégias, garantindo que as ações sejam coerentes com os objetivos pluriepistêmicos e multiétnicos-raciais do projeto.  Também objetivamos promover a transparência, mantendo a comunidade acadêmica e os grupos envolvidos informados sobre o andamento do projeto.

Aproveitaremos para fazer uma avaliação das atividades desenvolvidas até o presente momento, analisando criticamente os resultados alcançados, considerando os impactos gerados pelo projeto da futura cátedra.  Desta forma, se é possível avaliarmos a eficácia, observando se as metas previstas foram alcançadas, como o envolvimento de diferentes comunidades étnico-raciais e a promoção do diálogo intercultural.  Bem como, qual é o impacto do projeto CÁTEDRA?  Conseguimos ouvir as vozes dos sujeitos envolvidos, como comunidades indígenas, quilombolas, ciganas, acadêmicos e gestores, garantindo que a avaliação reflita as perspectivas plurais do projeto?

Objetivos do Monitoramento e Avaliação da Cátedra:

1.     Assegurar a implementação das diretrizes Pluriepistêmicas:

-    Garantir que o projeto promova a valorização de saberes diversos, rompendo com a hegemonia eurocêntrica na produção de conhecimento.

2.     Fortalecer a inclusão multiétnica e racial:

-    Avaliar se as ações da cátedra estão contribuindo para a inclusão efetiva de povos historicamente marginalizados no ambiente universitário.

3.     Promover práticas de ensino e pesquisa interculturais:

-  Verificar se os currículos e metodologias estão incorporando abordagens que dialoguem com diferentes epistemologias.

4.     Mensurar o engajamento comunitário:

-   Avaliar o nível de participação das comunidades externas (indígenas, quilombolas, ciganas e outras) nas atividades do projeto cátedra em andamento.

Em suma o monitoramento e a avaliação do projeto de implementação da Cátedra Universidade Intercultural Pluriepistêmica  e Multiétnica-Racial são etapas essenciais para garantir que ele cumpra seus objetivos de transformação acadêmica e social. Por meio de metodologias participativas e sensíveis às especificidades culturais, esses processos permitem identificar avanços, desafios e ajustes necessários, consolidando a cátedra como um espaço de diálogo, inclusão e reconhecimento da diversidade epistemológica e étnico-racial. Com uma avaliação contínua e crítica, o projeto pode não apenas alcançar seus objetivos, mas também servir como modelo para outras instituições comprometidas com a justiça social e a pluralidade.

O monitoramento e a avaliação do projeto de implementação da Cátedra Universidade Intercultural Pluriepistêmica  e Multiétnica-Racial são etapas essenciais para garantir que ele cumpra seus objetivos de transformação acadêmica e social. Por meio de metodologias participativas e sensíveis às especificidades culturais, esses processos permitem identificar avanços, desafios e ajustes necessários, consolidando a cátedra como um espaço de diálogo, inclusão e reconhecimento da diversidade epistemológica e étnico-racial. Com uma avaliação contínua e crítica, o projeto pode não apenas alcançar seus objetivos, mas também servir como modelo para outras instituições comprometidas com a justiça social e a pluralidade.

 

 

Programação

 

Às - 14:00 - Boas-Vindas 

Joice Aglae – Escola de Teatro – mediação

Diretora do Instituto de Psicologia e Serviço Social - Cristiana Mercuri

Diretor da Faculdade de Direito da UFBA - Júlio Rocha

Diretor da Escola de Teatro – Cláudio Cajaíba 

Diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências - Luis Augusto Vasconcelos da Silva 

Ministério Público do Trabalho - Dra Valdirene Assis

Pró-reitoria de ações afirmativas e assistência estudantil  - Cássia Virginia Maciel

Representação dos movimentos sociais

 

Às - 14:30 - A longa caminhada até aqui.

 Coordenação das falas: Edgar Moura e Jibran Patté

Professoras Marina Cruz e Patrícia Zucoloto

Às – 15:00 – As cátedras nas universidades:  as várias possibilidades

 Florianita Coelho - Professora aposentada pela Unifesp- Coordenadora da Cátedra Kaapora

  Júlio Rocha - Diretor da Faculdade de Direito da UFBA

Às – 15:45- Encaminhamentos futuros

 Coordenação das falas:  Elisabete Aparecida Pinto (professoras IPSS)