Elisabete Aparecida Pinto

REGIME DE TRABALHO:

Dedicação exclusiva

FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado em Educação Universidade Estadual de Campinas (1993) e graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986).

DATA DE INGRESSO:

03/02/2009

LINHAS DE PESQUISA:

• Políticas de seguridade social no contexto das políticas sociais/públicas: trabalho, direitos humanos e a transversalidade da ética, gênero, raça e etnia.
  • NEGRAS MEMÓRIAS: Nascer, Crescer e Envelhecer Negro.
  • Elites, Raça, Gênero e Participação Política.

GRUPO DE PESQUISA EM ANDAMENTO:

• O RACISMO E A EXCLUSÃO COMO TRAUMA: SEUS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL DOS DISCENTES DA UFBA (UNICAMP) – 2021 – atual
  • Negros e Negras professores nas profissões imperiais: um estudo das trajetórias da elite intelectual na UFBA – 2016 – atual

PROJETOS DE EXTENSÃO:

(Tópicos especiais em Serviço Social) serviço social, populações tradicionais e religiões de matriz africana – 2021 – atual

Universidade multicultural: a inclusão indígena e quilombola - 2019 – Atual

Somos todas laudelinas, carolinas, periféricas na universidade – 2018 – atual

PRÊMIOS E TÍTULOS:

Diploma de Mérito Educacional Prof. Darcy Ribeiro, Câmera Municipal de Campinas – 2021

Diploma de Reconhecimento a Prefeitura de São Paulo confere a Elisabete Aparecida Pinto em reconhecimento a sua atuação em prol das Mulheres Negras, Prefeitura de São Paulo – 2012

Troféu Mulheres em Sol Maior, AMBISOL – 2008

lizpinto@uol.com.br

LINK PARA CURRÍCULO LATTES:

INFORMAÇÕES ADCIONAIS:

Foi Coordenadora Geral da Coleção Falas Pretas. Projeto de Publicação que tinha como objetivo de publicar os projetos de pesquisas e trabalhos realizados pela ONG FALAS PRETAS! ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS. Esta organização publicou dois livros na série Coleção Falas Pretas, a saber: Ventres Livres: o aborto na perspectiva étnico-racial e de gênero (2002) - Primeiro vol. da série Religiões:Tolerância e Igualdade no Espaço da Diversidade (exclusão e inclusão social, étnica e de gênero) Segundo vol. da série. (2004).

Curso:
Serviço Social