Instituto de Psicologia e Serviço Social

IPSS

O Instituto de Psicologia e Serviço Social (IPSS) celebra seu décimo quinto aniversário em 2024

O Instituto de Psicologia e Serviço Social (IPSS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) comemorou 15 anos de fundação, no dia 3 de dezembro de 2024. A celebração marcou uma trajetória de excelência acadêmica e dedicação à formação de profissionais nas áreas de Psicologia e Serviço Social, destacando também os serviços prestados à comunidade acadêmica e à população em geral, como os atendimentos clínicos realizados pelo Serviço de Psicologia Prof. João Ignácio de Mendonça.

O evento ocorreu no Auditório do Pavilhão de Aulas Raul Seixas, em São Lázaro, e contou com uma programação diversificada, incluindo mesas temáticas, homenagens aos ex-dirigentes do Instituto e apresentação cultural.

Abertura emocionante e pautas sociais 

A mesa de abertura foi composta pela Diretora do IPSS, Prof.ª Cristiana Mercuri, o Magnífico Reitor da UFBA, Prof. Paulo César Miguez, e representantes de docentes, técnicos administrativos e discentes. Entre os destaques, estiveram a Prof.ª Elizabete Pinto, o representante dos técnicos Sr. Rafael Correia, além das lideranças estudantis do Centro Acadêmico de Serviço Social -  Mãe Preta - Gestão D. Ivone Lara (CASS) e do  Diretório Acadêmico de Psicologia Marcus Vinicius Matraga (DAPSI), respectivamente, representadas pelas estudantes Sara Souza de Oliveira e Clara Jardim. 

Em seu discurso inicial, a Prof.ª Cristiana Mercuri enfatizou a importância da campanha “Sônia Livre”, que luta pela justiça para Sônia Maria de Jesus, uma mulher negra mantida em condições análogas à escravidão por mais de 40 anos. A campanha é liderada pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e pelo Ministério de Obras Públicas (IPEATRA). A diretora destacou a relevância de debates como esse, alinhados ao compromisso social do IPSS, além de ter expressado os devidos agradecimentos às autoridades e convidados presentes

Trajetória de conquistas

O IPSS é reconhecido por sua contribuição à produção e à disseminação de conhecimentos nas áreas de Psicologia e Serviço Social, formando profissionais engajados na promoção da saúde e dos direitos sociais. Neste ano, também se celebra os 62 anos da regulamentação da profissão de Psicólogo no Brasil e o curso de Serviço Social, por sua vez, reafirma sua relevância ao capacitar assistentes sociais que atuam em contextos diversos, contribuindo para o enfrentamento das desigualdades sociais e a garantia de direitos, pilares fundamentais do Instituto.

As conquistas do IPSS incluem resultados expressivos no Ranking Universitário Folha (RUF) 2024. Os cursos de Psicologia e Serviço Social ambos alcançaram o 8º lugar entre as melhores graduações do país, destacando-se em critérios como “avaliação de mercado” e “professores com dedicação parcial e integral”. 

Homenagens e debates

O Prof. Antônio Marcos Chaves e a Prof.ª Ilka Dias Bichara, ex-diretores do então IPS, com a coordenação da vice-diretora do IPSS professora Denise Coutinho, compartilharam memórias e reflexões sobre a história do IPSS, reforçando a importância de sua contribuição acadêmica e social.

A programação também incluiu a mesa temática “A Psicologia e o Serviço Social na Bahia: história e desafios contemporâneos”, com a participação do prof. Antônio Virgílio Bastos e da profa. Maria Elizabeth Santana Borges, com a coordenação da Prof.ª Elza Techio.

À tarde, o movimento estudantil foi destaque em um debate conduzido por representantes do CASS- Mãe Preta - Gestão D. Ivone Lara, e do DAPSI - Marcus Vinicius de Oliveira: Saman Ferreira e Enrique Alves, estudantes de Serviço Social, e Matheus Portela e Raquel Chagas, dos cursos de Psicologia e do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades. O debate abordou o papel dos/as estudantes na defesa da universidade pública e na luta contra o sucateamento das instituições de ensino. 

Encerramento cultural

O evento foi encerrado com a apresentação do músico e compositor Jonga Lima. O show, intitulado Samba, folia e paz, trouxe clássicos da música popular brasileira, encerrando as comemorações em um clima de celebração e leveza.

Os 15 anos do IPSS reafirmam o compromisso do Instituto com a excelência acadêmica, a justiça social e o fortalecimento da saúde mental e dos direitos sociais. A celebração foi um marco para refletir sobre conquistas e renovar o empenho em sua missão transformadora.