A Universidade Federal da Bahia participa, desde 2020, da coordenação geral e acadêmica do Movimento Afro Presença, projeto que tem como objetivo prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultural.
O Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Incentiva as ações afirmativas na iniciativa privada, a bem da inclusão de profissionais negras e negros em postos estratégicos, de mando e gestão.
Em sua quarta edição, o projeto acontecerá nos dias 08, 09, 10 e 11 de novembro. No dia 11, na Faculdade de Direito de UFBA, será realizado um evento presencial, das 08 às 18 horas, onde serão debatidos diversos temas com a sociedade civil, empresas, universidades e organizações governamentais do Estado da Bahia, a fim de propagar e reforçar a importância da presença negra, quilombola e indígena no mercado de trabalho baiano. O evento terá a participação MPT-BA, UNEB, SEPROMI e SPDM.
Nos dias 8, 9 e 10, o evento ocorrerá de forma online e as inscrições poderão ser feitas no link (https://afropresenca.com.br/cadastro-afro-presenca-2023/) e no dia 11, a programação acontecerá de forma presencial na FACULDADE DE DIREITO DA UFBA, no Espaço Cultural Raul Chaves.
O evento presencial englobará os temas: pós-permanência de negros, indígenas e quilombolas; inclusão e valorização de negros, quilombolas, indígenas e imigrantes tanto por empresas estatais quanto por empresas privadas; ações afirmativas no mercado de trabalho; o papel das empresas de recrutamento; a inclusão de professores negros nas universidades particulares; entre outros.
As inscrições para a atividade presencial em Salvador poderão ser feitas pelo - Clique aqui.