“Universidade na Praça” será realizado no dia 30 de agosto, Apub Sindicato e docentes realizam exposição de atividades da UFBA em praça pública

“Universidade na Praça” será realizado no dia 30 de agosto, a partir das 10h, na praça Campo da Pólvora, em Salvador.

No dia 30 de agosto, próxima sexta-feira, a Apub - Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia realizará, em parceria com docentes e estudantes da Universidade Federal da Bahia, o evento “Universidade na Praça – a UFBA é nossa!”, das 10h às 20h, na praça do Campo da Pólvora, em Nazaré, Salvador.

A atividade será uma exposição multidisciplinar de trabalhos, atividades e experimentos produzidos pela comunidade UFBA, abarcando ensino, pesquisa e extensão, que compõem o tripé acadêmico. O objetivo é mostrar a contribuição da Universidade pública na vida cotidiana, explicitando a sua relevância e seu amplo papel social, que vai além da formação de profissionais para o mercado de trabalho.

A programação do evento contará com apresentações artísticas diversas (danças, música, poesia), oficinas, rodas de conversa, exposição de protótipos (jogos educativos, robôs, etc.) e materiais, atividades educativas para crianças, entre outros trabalhos nos mais diversos formatos, produzidos por docentes e estudantes de mais de vinte faculdades e institutos da UFBA.

A exposição será distribuída entre o palco e dez tendas temáticas, que serão: Estudantes e UFBA; Artes e Linguagens; UFBA e Sociedade; Humanidades na UFBA; UFBA e Sustentabilidade; Ciência e Tecnologia na UFBA; UFBA e Inovação e Tecnologia Social; UFBA e Saúde; UFBA, Memória e Patrimônio; e UFBA e as crianças. Cada tenda homenageará uma personalidade que teve algum vínculo com a Universidade e tem importância na história da sociedade baiana e brasileira.

“Universidade na Praça” será aberta ao público e pretende alcançar principalmente estudantes de Ensino Médio da rede pública.

Na ocasião, o grupo discutiu e apresentou propostas de materiais e atividades a serem expostos no evento, definiu a divisão e nomenclatura das tendas e tirou dúvidas sobre a estrutura e logística. Ficou definido o prazo de terça-feira, dia 27 de agosto, para que sejam enviadas asconfirmações de participaçãolistagem detalhada das atividades que serão realizadas e eventuais demandas para o e-mail ascom@apub.org.br.

Em anexo, seguem os materiais de divulgação, para a qual solicitamos o apoio.

Abaixo, informações adicionais e programação preliminar

- INFRAESTRUTURA: Serão montadas pela empresa LITORAL, contratada pela Apub, 10 tendas 4x4 para a exposição das atividades, mais um “coreto” central com um palco 8x6 para apresentações artísticas com camarim climatizado. Cada tenda será equipada com um ponto de luz e duas tomadas 220V, além de duas mesas e quatro cadeiras de plástico. A Apub tentará viabilizar um número extra de mesas para eventuais necessidades e projeção para o palco.

- HORÁRIO E PROGRAMAÇÃO: O evento acontecerá entre 10h e 20h. Nesse período, além da exposição nas tendas, devem acontecer atividades no palco central (apresentações musicais, declamação de poesia, teatro, dança, roda de conversa, etc, de acordo com a disposição de cada unidade)

- DIVISÃO DAS TENDAS: Como o número de tendas disponível é menor que o total de unidades da UFBA, a decisão da Comissão Organizadora foi realizar um agrupamento temático e interdisciplinar, que foi referendado na reunião do dia 22. Cada tenda leva também o nome de um/a homenageado/a com vínculo com a Universidade e importância na história da Bahia e do Brasil. Segue abaixo:

Tenda 1: Estudantes e UFBA (Tenda Mestre King)

- Química: Show da Química

- DCE: Oficina de agitação e propaganda

Tenda 2: Artes e Linguagens (Tenda Elena Rodrigues)

- Letras: (a confirmar atividades)

- Belas Artes: Oficina / Ateliê / Exposição

- Dança: Exposição de figurinos / Oficina de Corpo (a confirmar)

Tenda 3: UFBA e Sociedade (Tenda Juliano Moreira)

- Contábeis: Serviços de consultoria

Tenda 4: Humanidades na UFBA (Tenda Luiza Bairros)

- História: Jogos, Robôs e Educação / Rodas de Conversa / Tour pela praça

Tenda 5: UFBA e Sustentabilidade (Milton Santos)

- Química: Banner-Exposição (Sabão de dendê) / Produção de fertilizante

- Administração: Governança para sustentabilidade e gestão de baixo carbono

Tenda 6: Ciência e Tecnologia na UFBA (Tenda Nair da França Araújo)

- Estatística: Modelos, Protótipos e Ensino Matemático e Lógica

-IHAC: Ensino e Tecnologia / Protótipos

Tenda 7: UFBA e Inovação e Tecnologia Social (Tenda Mãe Stella de Oxóssi)

- PROGRAD: Empresa Júnior

- Engenharia: Aeroufba, Carrinhos, Onda Elétrica, Robótica, Lego eletrônico

Tenda 8: UFBA e Saúde (Tenda Marcus Vinicius Matraga)

- Fisioterapia: Workshop/ Massagem

Tenda 9: UFBA, Memória e Patrimônio (Tenda Edgar Santos)

- Veterinária: Animais Empalhados e Esqueletos

- IBIO: Museu de Ciências Naturais

Tenda 10: UFBA e as infâncias (Tenda Iracy Picanço)

- Psicologia: Projeto Crianças na UFBA

- PET

Palco Paulo Freire

- Dança: 3 Espetáculos

- Música: Filarmônica / Grupos Avulsos / JAM na Praça (a confirmar)

Outros:

- FACED: 5/6 PETS (a confirmar atividades)

- Plataforma Operária e Camponesa: Roda de Conversa no palco, venda de livros, distribuição do jornal

- APUB: Material sobre o Future-se / biografia dos homenageados / momento no palco

O quê: Universidade na Praça – a UFBA é nossa!

Quando: Dia 30 de agosto

Local: Praça Campo da Pólvora, Nazaré, Salvador