Instituto de Psicologia e Serviço Social

IPSS

DISSERTAÇÕES E TESES

O que prevê o regimento do Programa de Pós-Graduação em Psicologia:

Art. 50. Para obtenção do grau será exigido do estudante uma dissertação (para o mestrado) ou uma tese (para o doutorado)

§ 1º. O julgamento final desses trabalhos será solicitado pelo aluno ao Coordenador do Curso, anexando ao requerimento três exemplares da dissertação ou cinco exemplares da tese.

§ 2º. O requerimento de que trata o parágrafo anterior, deverá conter a assinatura do orientador, comprovando seu conhecimento do pedido.

§ 3º. Somente será submetido a julgamento o trabalho de conclusão do aluno que tiver todos os créditos exigidos em disciplinas, e que tenha sido aprovado em todas as atividades.

Art. 51. O trabalho de conclusão será julgado por uma comissão aprovada pelo Colegiado do Programa, composta de três (mestrado) ou cinco (doutorado) especialistas de reconhecida competência, incluindo o Orientador e pelo menos um membro não pertencente ao corpo docente do curso, preferencialmente de outra instituição.

§ 1º. Aprovada a comissão julgadora, o Coordenador do Colegiado encaminhará a cada examinador um exemplar do trabalho, bem como as disposições normativas e regimentais sobre o processo de julgamento.

§ 2º. A Comissão Julgadora disporá de um prazo mínimo de 20 dias e máximo de 60 dias, para a avaliação do trabalho, devendo o Orientador indicar ao Colegiado a data da defesa, que será feita em sessão pública e posteriormente homologada pelo Colegiado.

§ 3º. A defesa será realizada em sessão pública, com exposição oral do aluno, apresentação dos pareceres por parte dos membros da Banca Examinadora, réplica do estudante e julgamento por parte dos membros da Banca Examinadora.

§ 4º. Os membros da Banca Examinadora deverão apresentar pareceres escritos sobre o trabalho examinado, os quais deverão integrar a Ata de Defesa, facultado ao aluno o requerimento de cópias dos mencionados pareceres.
 

Orientações para formatação das dissertações e teses

O Programa adota as Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP. São aceitas normas de citação em texto e de referências da APA (American Psychological Association) ou da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a critério do aluno e/ou orientador. A correta aplicação das normas será verificada por ocasião da entrega dos exemplares definitivos. Cópias dos manuais de orientação pode ser obtidos na home page da Biblioteca do Instituto de Psicologia na USP, no endereço: http://www.ip.usp.br/biblioteca/pdf

O exemplar definitivo, a ser entregue após a defesa, deverá conter Ficha catalográfica, elaborada pela Biblioteca da Faculdade de Filosofia e a Folha de aprovação, conforme instruções contidas nas Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP, item 1.1.6.