Instituto de Psicologia e Serviço Social

IPSS

Transições Desenvolvimentais e Processos Educacionais

Pesquisadores
Ana Cecília de Sousa Bastos, Andréa Fernandes, Denise Coutinho, Eulina Lordelo, Ilka Bichara, Neander Abreu, Patrícia Alvarenga, Sônia Maria Sampaio e Virgínia Dazzani

Resumo
Os estudos desenvolvidos nessa linha de pesquisa têm focalizado a família enquanto contexto de desenvolvimento, o desenvolvimento em situação de risco, intervenções junto a famílias e instituições educacionais, e os conceitos de família, infância e educação, incluindo o estudo dessas noções em diferentes contextos históricos e sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas (Psicologia Evolucionista, Teoria do Apego, Teoria da Aprendizagem Social, Psicanálise, Psicologia Cognitiva, modelos das neurociências e Psicologia Cultural). Essas áreas de pesquisa articulam-se pelo esforço em descrever processos e mecanismos relacionados com a ontogenia individual em contexto, considerando também fatores ecológicos, biológicos, sociais e histórico-culturais. 
As pesquisas conduzidas nessa linha podem ter repercussões para a formulação de políticas públicas, na medida em que elucidam nexos causais entre experiências e desenvolvimento atual e futuro, tanto no nível da prevenção, supondo continuidade nos processos de desenvolvimento, quanto em outros níveis, supondo descontinuidade, rupturas e reorientações. Assim, é possível antever uma produção de conhecimentos capazes de subsidiar políticas e práticas na atenção à infância e a outros grupos etários em transição desenvolvimental, em contextos de educação e atenção à saúde.

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

SER MÃE/PAI É PARA A VIDA INTEIRA? Significados de maternidade/paternidade em narrativas de mães e pais de diferentes classes sociais, ao longo do curso de vida da família
Ana Cecília Sousa Bastos - CNPQ

O presente projeto tem como foco principal a análise de transições desenvolvimentais em contexto cultural, considerando o caso particular do tornar-se mãe/ tornar-se pai. Transições constituem ocasiões de potencial vulnerabilidade e risco para pessoas e famílias, na medida em que implicam desestabilização de signos e práticas que usualmente sustentam concepções e posicionamentos do self e o desempenho de papéis sociais. A investigação parte de uma concepção original da parentalidade enquanto sistema de relações reguladas por signos que se modificam ao longo do desenvolvimento, na dependência do controle social por diferentes instituições. Considerando a realidade em mudança da família no Brasil contemporâneo, propõe-se o estudo em profundidade de narrativas de mães e pais em diferentes momentos do ciclo de vida familiar e oriundos de diferentes classes sociais. Compreende sub-projetos (desenvolvidos por alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos) e envolve uma equipe de pesquisadores, representando espaço de formação de recursos humanos para pesquisa e ensino.

 

A evolução do conceito de sintoma à luz da interlocução entre psicanálise e literatura
Andréa Hortélio Fernandes - CNPq

A pesquisade busca investigar as bases conceituais da definição de sintoma em Freud e Lacan em sua articulação com a literatura, com vista a fornecer uma explicitação do tipo abordagem e da terapêutica fornecida pela psicanálise freudo-lacaniana.

 

O tratamento dado ao sintoma na clínica com crianças, adolescentes e adultos pelo viés da psicanálise e da literatura
Andréa Hortélio Fernandes

O projeto está inserido na linha de pesquisa Trasnsições Desenvolvimentais e Processos Educacionais do Programa de Pós-graduação do Instituto de Psicologia da UFBA. Tem por objetivo examinar o tratamento dado ao sintoma considerando as especificidades da clínica com crianças e com adultos. Parte do pressuposto segundo o qual a psicanálise freudiana e lacaniana sofreu forte influência da literatura na formalização do conceito de sintoma. Tem por método a construção de casos clínicos extraídos das obras de Freud e Lacan, em especial, O caso Hans, O caso Schreber e o Seminário 23 de Lacan sobre James Joyce. O projeto agrega pesquisas de mestrandos e doutorandos em que o tratamento dado ao sintoma está embasado por uma escuta da singularidade de cada sujeito, seja criança ou adulto, para além do contexto dos manuais diagnósticos.

 

O sistema de pensamento freudiano: uma epistemologia não-cartesiana para a pesquisa em artes
Denise Maria Barreto Coutinho

Neste projeto, indicaremos e analisaremos as principais formulações de Freud e Lacan na direção da construção de uma epistemologia não-cartesiana para a investigação acadêmica em artes. Algumas dessas formulações têm sido destacadas e comentadas por outros pensadores como Gaston Bachelard, Louis Althusser, Michel Foucault, Richard Rorty, Pierre Bourdieu, Jean Claude Milner. São elas: pensamento, sobredeterminação, acidente/contingência e o caráter científico ou contra-cientifico da psicanálise. O objetivo, comum aos demais projetos que temos desenvolvido na universidade, continua sendo enfrentar as seguintes questões: Como sustentar, com rigor e sistematização, objetos de investigação em artes, em uma conjuntura ainda fortemente marcada pela cultura científica, superando restrições da epistemologia cartesiana? De que maneira tal embate se manifesta na universidade, gerando conhecimento e, sobretudo, constituindo um circuito de formação de sujeitos formadores e produtores de conhecimento? Dialogando com a abordagem epistemológica popperiana das ciências convencionais, pretendemos alargar a discussão sobre papel e importância de outras epistemologias que, desde o início do século 20, nos têm dado importantes ferramentas para a construção de sistemas de pensamento e parâmetros não-cartesianos, como é o caso da obra de Sigmund Freud.

 

As tecnologias digitais como contextos de brincadeira e o estabelecimento de uma nova cultura lúdica digital
Ilka Dias Bichara

A crescente proliferação do acesso às tecnologias digitais na rotina comum das sociedades urbanizadas e a constituição de uma cultura digital intensamente ativa associadas ao fenômeno da internalização da infância abrem possibilidades para o estabelecimento de novos contextos de brincadeira marcadamente influenciados pelas características do contexto digital.Considerando a criança um sujeito político e social de direitos, que produz cultura e possui algo a dizer sobre suas experiências, a presente investigação pretende explorar o fenômeno das tecnologias digitais como contextos de brincadeira e o estabelecimento de uma nova cultura lúdica digital a partir da perspectiva das próprias crianças, lançando mão das metodologias participativas.

 

Queixa Escolar:Significados e práticas
Maria Virgínia Machado Dazzani - UFBA
Gilberto Lima dos Santos - UNEB
Giusepina Marsico - Universidade de Salerno, Itália

Esta pesquisa tem como objeto central compreender e analisar como os sujeitos vinculados ao contexto da escola pública compreendem, significam e atendem à queixa escolar. Por queixa escolar entende-se as demandas formuladas por pais, alunos, professores e coordenadores pedagógicos acerca de dificuldades e problemas enfrentados por estudantes no ambiente escolar. Nos últimos anos, esse tema tem recebido grande atenção da comunidade acadêmica tanto no campo da Educação quanto em investigações em Psicologia e no seu entorno há a proliferação de uma rica literatura. Ora, um fenômeno comum e significativo é que pais e agentes pedagógicos se queixam que o estudante apresenta um desempenho que não atende às expectativas pedagógicas. Frequentemente essa queixa, sobretudo no interior da escola pública, tem demandado a atenção e intervenção de serviços de saúde e/ou social, consequentemente, a atuação de profissionais como psicólogos, pedagogos, psiquiatras, neurologistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Esta pesquisa investigará aquilo que chamaremos de produção da queixa escolar, ou seja, como a queixa é expressa, quais são os atores relacionados a ela e como esse atores representam simbolicamente os elementos que a compõem. Procuraremos compreender também que tipo de resposta é dada à queixa e, com isso, teremos de entender a quem essa queixa é dirigida, como ela é acolhida e quais as intervenções dos profissionais mobilizados (notadamente professores, psicólogos, assistentes sociais, médicos etc) para atendê-la.

 

Parcerie família-escola: investigando significados
Maria Virgínia Machado Dazzani

O objetivo do presente estudo será contribuir para a compreensão da relação família-escola, considerando os significados que as famílias atribuem a essa relação. Pretendemos investigar o modo como os pais, mães e/ou guardiãs de crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de Salvador percebem, participam e significam a parceria entre família e escola. Nesta pesquisa dois conceitos são centrais: parceria família-escola e significado. Consideramos o termo parceria como ações, atividades e iniciativas que pais, professores e/ou comunidade oferecem para contribuir diretamente na aprendizagem e desenvolvimento acadêmico de alunos (Nogueira, 1998; Epstein, 2001). Do mesmo modo, o significado é tomado aqui como ?um fenômeno culturalmente mediado que depende da existência prévia de um sistema simbólico compartilhado? (Bruner, 1990, p. 28). O tema dessa pesquisa nasceu de uma atividade que coordeno na Universidade Federal da Bahia junto a famílias pobres na cidade de Salvador. Essa atividade é um projeto de intervenção intitulado Família, Escola e Desempenho Acadêmico: construindo redes de apoio e intervenção. Ele é apoiado pela Secretaria Municipal de Educação de Salvador e Permanecer/UFBA e ainda está em andamento, conduzido pelo meu grupo de pesquisa. Seu objetivo tem sido a construção de redes de apoio relacionadas à participação da família no processo de escolarização de crianças com baixo desempenho acadêmico. Participam desse projeto 03 escolas públicas municipais de Salvador, localizadas em 02 bairros de ocupação popular.

 

Dispersão de poluentes de atividade industrial e efeitos no comportamento de escolares do município de Simões Filho, Bahia (PIECES)
José Neander Abreu - UFBA
José Antonio Menezes-Filho - UFBA
(Apoio: FAPESB)

Comunidades do município de Simões Filho, Bahia, têm sido impactadas por emissões atmosféricas da eletrosiderúrgica de ligas ferro-manganês localizada no quilômetro 30 às margens da BR-324. Estudos realizados pelo Neuroclic, em parceria com o Labtox têm observado que a população das Vilas de Cotegipe e Santa Luzia tem queixas relativas à deposição de poeira escura nas casas, vegetação e relatam agravos respiratórios. Constatamos em alguns estudos níveis elevados de manganês (Mn) quando mensurados no cabelo, cabelo axilar e mesmo nas unhas. No cabelo do escalpo encontramos concentrações médias de Mn até 15 vezes superiores aos valores normais. Além disso, observamos efeitos no desempenho intelectual (QI) de crianças e de suas mães associados com os níveis de Mn no organismo em 2011. Nos estudos recentemente publicados observamos associação dos níveis de Mn no organismo das crianças em idade escolar com efeito na memória, inteligência e função motora e, sobretudo no comportamento externalizante, que envolve agressividade e desatenção. Objetivamos neste estudo modelar a emissão atmosférica de material particulado ultra-fino (PM2.5) e estimar a exposição atmosférica aos compostos do Mn emitidos pela eletrosiderúrgica em todo o município de Simões Filho e avaliar a associação entre tal exposição com efeitos no comportamento de crianças (7 a 13 anos) nas escolas de ensino fundamental deste município.

 

Investigação da motivação cognitiva, emoções e personalidade em estudante do ensino médio e superior
José Neander Abreu - UFBA
Igor Menezes - UFBA

Investigações sobre fatores de personalidade, incluindo diferenças individuais e motivos de aprendizagem têm sido considerados como preditores do desempenho acadêmico e dos fatores motivacionais explicativos da aprendizaagem. Apesar de avanço significativo com instrumentos de medida de motivação cognitiva, há carência de estudos brasileiros com medidas objetivas das relações entre personalidade, motivação acadêmica, inteligência e emoções. Objetivos: O projeto de pesquisa possui como objetivo investigar como os fatores de personalidade, inteligência, necessidade de cognição e desempenho acadêmico se relacionam no meio acadêmico universitário e no ensino médio.

 

Eficácia de um Programa de Visitas Domiciliares para Favorecer a Responsividade Materna
Patrícia Alvarenga
(Apoio: CNPq)

Diferentes abordagens teóricas têm enfatizado a importância da responsividade materna para o estabelecimento de bases sólidas para o desenvolvimento infantil pleno. O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos de uma intervenção para aumentar o nível de responsividade materna e favorecer o desenvolvimento da criança, em famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. A intervenção será desenvolvida em oito visitas domiciliares, do terceiro ao décimo mês do bebê, com base na técnica de vídeo feedback da interação mãe criança. A eficácia do programa será testada através de um ensaio clínico randomizado piloto, com um grupo experimental e um grupo controle, e será examinado o efeito moderador das variáveis saúde mental e depressão materna. Participarão do estudo 30 díades mãe-criança residentes em duas comunidades de baixa renda da cidade de Salvador, aleatoriamente distribuídas entre os grupos intervenção (n= 15) e controle (n= 15). No pré-teste, para ambos os grupos serão aplicados o SRQ-20 e o BDI para a avaliação da saúde mental da mãe, a Escala de Desenvolvimento do Comportamento da Criança (EDCC), e será realizada uma sessão de observação da interação mãe-bebê, para a avaliação da responsividade materna. Após a realização do pré-teste, terá início a fase de intervenção. As 15 díades do grupo intervenção receberão oito visitas domiciliares, entre o terceiro e o décimo mês de vida do bebê (uma visita por mês), com cerca de 60 minutos de duração.

 

Adaptação da Coping with Childrens Negative Emotions Scale (CCNES)
Patrícia Alvarenga

O presente estudo tem como objetivo adaptar a Coping with Children?s Negative Emotions Scale (CCNES) para mães e pais brasileiros de crianças entre três e oito anos de idade. Para tanto, este estudo será dividido em seis etapas: a) tradução da escala; (b) avaliação por especialistas e síntese das versões traduzidas; (c) avaliação da escala por público-alvo através de dois grupos focais; (d) retrotradução; (e) teste piloto; (f) coleta de dados e avaliação das propriedades psicométricas da escala adaptada. Os grupos focais e a coleta de dados serão realizados no Rio de Janeiro e em Salvador. Participarão dos grupos focais, em cada cidade, dois pais e duas mães de crianças entre três e oito anos de idade, enquanto no teste piloto participarão três pais e três mães. A coleta de dados para a avaliação das propriedades psicométricas da CCNES contará com a participação de 50 mães residentes em cada uma das cidades. As participantes, além de responderem à versão adaptada da CCNES, responderão a uma ficha de dados sociodemográficos. Após a coleta dos dados será avaliada a consistência interna das subescalas da CCNES, assim como a dimensionalidade da escala, através da análise fatorial.