Pesquisadores:
Antônio Virgílio Bastos, Igor Menezes, Janice Janissek, Mauro Magalhães, Sônia Gondim e Sônia Regina Fernandes.
Resumo
Importantes transições vêm marcando, nas duas últimas décadas, a investigação e a compreensão dos fenômenos organizacionais e, especialmente, a interface entre seus diferentes níveis de apreensão e análise. Tais mudanças, crescentemente, assinalam a natureza socialmente construída do fenômeno que chamamos organização e, em decorrência, enfatizam o papel dos indivíduos e dos processos de interação social na sua ontogênese e dinâmica. Consolida-se, assim, o entendimento de que quaisquer processos organizacionais, inclusive as decisões que configuram as suas políticas e estratégias de gestão, podem e devem ser analisados considerando-se a ótica dos atores enquanto sujeitos individuais e coletivos, simultaneamente. O foco central da presente linha de investigação consiste, precisamente, em analisar como interagem os processos nestes dois níveis – individual e coletivo - na configuração de ambientes de trabalho singulares e na determinação de padrões organizacionais mais ou menos saudáveis para indivíduos e coletivos organizados em torno de missões e objetivos. Assim, questões associadas à saúde psíquica, à qualidade dos vínculos que articulam as pessoas, à qualidade de vida no trabalho, aos impactos dos modelos de gestão, aos processos de mudança, reestruturação e rupturas que marcam as trajetórias – tanto individuais como organizacionais – tornam-se fenômenos concretos que ensejarão a investigação de como os mecanismos psicossociais neles envolvidos configuram, em íntima articulação, indivíduos, organizações e o próprio contexto em que estes se movimentam. Tal concretização dar-se-á tendo como pano de fundo as transformações que vêm marcando o mundo do trabalho e exigindo das organizações e dos indivíduos novos padrões de significação da sua atividade laborativa e novas regras de convivência e relações no interior das redes que definem a identidade de cada empreendimento organizacional. Assim, em um sentido amplo, os projetos de pesquisa deverão voltar-se para compreender o papel das pessoas – nos diferentes papéis que podem desempenhar – como construtoras de organizações e como tal construção retroage sobre o próprio trabalhador, afetando a sua identidade, os seus modos de vida e de existência e a sua saúde psicológica, em particular.
Projetos em andamento
Criatividade e inovação em organizações brasileiras e espanholas: explorando antecedentes e consequentes para subsidiar políticas de gestão
Sônia Maria Guedes Gondim - UFBA
Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a influência de dicas de contexto relativas a status no trabalho (supervisor versus empregado; líder versus colaborador) e gênero na atribuição de emoções e afetos pessoas em interação no trabalho. Há aproximadamente 1 ano e meio foi desenvolvida a primeira pesquisa, cujo desenho foi um fatorial do tipo 2 (Supervisor: Homem vs. Mulher) versus 2 (Empregado: Homem vs. Mulher). Participaram 111 estudantes: 62 estudantes de pós-graduação em Administração e 49 estudantes de graduação de vários cursos. Na ocasião encontramos fortes indícios a favor da hipótese de dicas de contexto ao compararmos amostras de gestores (estudantes com formação em ADM e áreas afins) e não-gestores (estudantes com formação em outras áreas) concluindo haver padrões diferenciados de respostas na atribuição de emoções e afetos a empregados e supervisores. Os gestores têm uma imagem negativa do empregado e uma imagem positiva do supervisor homem, enquanto os não-gestores sustentam uma imagem positiva do empregado e uma imagem negativa da supervisora mulher. Para o supervisor, o gênero parece ser mais importante que o status para atribuir estados afetivos, já para o empregado, o status parece ser mais significativo. O artigo oriundo deste recorte de análise está em fase de submissão.
Deste mesmo projeto foi retirado um outro corte de análise que resultou no artigo intitulado “Imagens sociais e preconceito de gênero em relações de trabalho”. Neste caso, o objetivo não foi o de diferenciar gestores e não gestores, mas o de verificar os efeitos do gênero e do status profissional nas imagens sociais construídas numa interação de trabalho de todos os participantes. Os participantes, que eram universitários, leram um cenário de uma interação entre um supervisor e um empregado numa empresa, e em seguida avaliaram esses funcionários com base em listas de afetos, sentimentos e traços de personalidade. As variáveis independentes foram o gênero dos participantes e dos funcionários a serem avaliados, assim como o seu status (Supervisor vs. Empregado). Os resultados indicaram dimensões diferentes nas representações construídas sobre supervisores e empregados; os homens consideram que a atividade de supervisão causa mais desconforto emocional para uma mulher do que para um homem, e os empregados de sexo masculino são percebidos como possuindo mais autocontrole do que empregados de sexo feminino. Estes resultados são discutidos a partir das teorias das relações intergrupais e do preconceito de gênero no trabalho. Atualmente uma nova pesquisa sobre o mesmo tema já está em fase de conclusão, e o foco é em estudantes concluintes dos cursos de administração (formação em humanas e em gestão) e concluintes de cursos de engenharia (formação na área de exatas). Foram coletados dados em Madrid, Salvador e Sergipe. O objetivo continua sendo o de testar a hipótese das dicas de contexto influenciando na atribuição de emoções e afetos no trabalho e estabelecer comparações entre resultados das três capitais.
Os vínculos do trabalhador com a organização: programa integrado de pesquisas para o período 2015-2020
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos
O presente programa de pesquisa para o quinquênio 2015-2020 dá continuidade ao conjunto de estudos conduzidos nos últimos anos, no âmbito de vários projetos de pesquisa, e que tem como objetivo central refinar e ampliar as evidências de validade do modelo concebido para análise do comprometimento organizacional em substituição ao modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991). Assim, a noção de três bases ou processos psicossociais que geram tipos distintos de comprometimento organizacional, todos eles impactando a permanência do indivíduo na organização, foi substituída pela proposta de que os processos geram três vínculos distintos comprometimento, entrincheiramento e consentimento, que são diferenciados quanto a antecedentes e consequentes. O programa de pesquisa estrutura-se em duas vertentes que, por sua vez, desdobram-se em projetos de pesquisa específicos. A primeira vertente trabalha um novo construto propensão ao vínculo que busca identificar uma possível disposição pessoal de o trabalhador vir a desenvolver um vínculo específico com a organização. Integrada por apenas um projeto, busca desenvolver o conceito e validar uma estratégia para mensuração da propensão como ponto de partida para um estudo longitudinal no qual será testado um modelo explicativo com um conjunto de variáveis de personalidade e sua interação com variáveis que descrevem a experiência no trabalho na relação entre a propensão e o vínculo efetivamente desenvolvido. A segunda vertente desdobra-se em 3 projetos específicos que compartilham o fato de tomarem os vínculos com a organização e um novo construto denominado comportamentos de voz e silêncio nas organizações. O projeto inicial volta-se para adaptar um instrumento de medida do novo construto para a realidade cultural brasileira e busca de evidências de sua validade e fidedignidade. Adota-se um modelo multidimensional para conceitualizar tanto voz quanto silêncio partindo-se de duas escalas já disponíveis e usadas em pesquisas internacionais. O segundo projeto articula os três vínculos com a organização, os comportamentos de voz e silêncio e a inserção do trabalhador em redes sociais informais nas suas equipes de trabalho. Será utilizado o referencial da ARS (Análise de Redes Sociais) de modo a identificar características estruturais dos grupos como antecedentes dos fenômenos psicossociais investigados. Trata-se de dar continuidade a uma vertente de estudos que começamos no projeto anterior, que busca romper o modelo dominante de estudo sobre os vínculos com a organização, localizado apenas no nível individual, desconsiderando as estruturas em que se inserem os trabalhadores, com papéis e posições específicos. O terceiro projeto da segunda vertente volta-se para analisar as relações entre os comportamentos de voz, o comprometimento organizacional e o bem estar pessoal do trabalhador. Tanto o segundo quanto o terceiro projeto da segunda vertente contarão com estudos quantitativos e qualitativos. Estudos de casos de equipes e de trabalhadores serão desenvolvidos ao lado de estudos de corte transversal, envolvendo trabalhadores de diferentes categorias ocupacionais e segmentos econômicos. Ao todo, ao longo dos cinco anos, pretende-se desenvolver quatro projetos de pesquisa, no âmbito do grupo de pesquisa coordenado pelo proponente. Tais projetos envolvem estudos extensivos, quantitativos que implicarão no uso de técnicas estatísticas multivariadas avançadas para a análise de dados, a exemplo de modelagem de equações estruturais. Envolve também estudos qualitativos, intensivos e voltados para a compreensão de significados singulares e compartilhados entre os atores organizacionais sobre os seus vínculos com a organização.
Múltiplos comprometimentos e suas relações com o desempenho: um estudo entre docentes do ensino superior
Antônio Virgílio Bastos
Diva Ester Okazaki Rowe
(Apoio: CNPq)
Estudar como os múltiplos vínculos no trabalho influenciam o desempenho do trabalhador é o principal desafio teórico e empírico para este domínio de pesquisa hoje em dia. (BLAU, 2003; COHEN, 2003). Nesse contexto, o presente projeto propõe como foco a relação dos vínculos com o trabalho organização e carreira - de docentes do ensino superior com o seu desempenho. Mais precisamente, objetiva analisar as influências dos vínculos com a carreira (entrincheiramento e comprometimento) e do vínculo com a IES empregadora (comprometimento organizacional) -, no desempenho de docentes do ensino superior, considerando os seus níveis de esforço instrucional e a sua produtividade acadêmica, nas IES públicas e privadas na Bahia. A escolha do docente de ensino superior como categoria para análise das relações entre comprometimento e desempenho se deve ao crescimento do número destes profissionais no Brasil, à importância do seu papel social e, sobretudo, a estreita relação entre a qualidade do seu desempenho e os resultados do processo educativo. A presente proposta de pesquisa é de natureza extensiva e de corte transversal. Através de uma coleta on line para abranger todo o Estado da Bahia, será aplicado um questionário contendo um conjunto de escalas previamente validadas para o contexto brasileiro e com indicadores de fidedignidade elevados. Os dados serão submetidos a análises descritivas, assim como serão realizadas análises multivariadas.
Adaptação e Validação Transcultural do Teste Orpheus de Personalidade no Trabalho para o Contexto Brasileiro
Igor Gomes Menezes
Tanto a literatura quanto pesquisas em ferramentas de busca na internet indicam a carência de uma medida nacional que leve em consideração a personalidade do indivíduo no ambiente de trabalho. Considerando a importância do teste Orpheus dentro do contexto em que foi validado, o propósito deste projeto de pesquisa é validar o teste Orpheus de Personalidade no Trabalho para a população brasileira, portuguesa e chilena. O teste Orpheus foi desenvolvido especialmente para o ambiente organizacional e pode ser usado sob diversos propósitos, como seleção, promoção e desenvolvimento de colaboradores. Busca-se com este projeto suprir uma lacuna na área internacional de desenvolvimento de um instrumento que seja transcultural em sua essência.
Teoria implícita de inovação na gestão universitária: articulando pensamento e ação no contexto das universidades públicas federais brasileiras
Janice Janissek - UFBA
Vânia Flores - UFSM
(Apoio: CNPq)
O presente projeto tem como objetivo mapear e analisar as experiências inovadoras em práticas de gestão no contexto de algumas Universidades Públicas Federais articulando-as às teorias implícitas de inovação construídas por gestores universitários. Para atingir tal objetivo, inicialmente serão investigadas as teorias implícitas que gestores constroem acerca do fenômeno da inovação em práticas de gestão nas universidades. Em seguida serão identificados os padrões e as principais inovações adotadas pelas universidades estudadas em relação às suas práticas de gestão de maneira que se possa mapear e caracterizar tais inovações. Por último busca-se estabelecer uma articulação entre as teorias implícitas de inovação com os contextos mais e menos inovadores. Tal articulação permitirá a verificação de um importante pressuposto teórico, próprio da abordagem da cognição organizacional e gerencial, ou seja, o estabelecimento de uma interface entre pensamento e ação. Busca-se, inicialmente, investigar cinco universidades públicas federais brasileiras (UFBA, UFMT, UFSM, e UFPE). O estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa de levantamento que combina estratégias de coleta e análise de dados tanto quantitativas quanto qualitativas. Assim, questionários com perguntas fechadas e entrevistas semi-estruturadas serão aplicados junto a um grupo de gestores (da gestão atual e imediatamente anterior), escolhidos por meio de amostras não-probabilísticas cujo critério norteador será o exercício de cargos da administração superior das universidades estudadas.
Práticas inovadoras de gestão em universidades baianas
Janice Janissek
O objetivo do presente estudo é compreender como e em que grau são adotadas práticas inovadoras de gestão nas universidades situadas no estado da Bahia. Para atingir tal objetivo geral inicialmente buscar-se-á identificar o grau de adoção de um conjunto de 20 práticas de gestão consideradas inovadoras no contexto da universidade, de acordo com o estudo de Clark (1998). Será também investigado como os gestores centrais das universidades pesquisadas entendem o conceito de universidade inovadora e até que ponto percebem a sua universidade como sendo inovadora na forma de fazer a sua gestão. As barreiras e os facilitadores da inovação na universidade também serão foco de investigação. Trata-se de uma pesquisa que visa replicar um estudo conduzido Gjerding; Wilderom, Cameron; Taylor e Scheunert (2006). Neste estudo, os autores investigaram a adoção de um conjunto de 20 práticas de gestão consideradas empreendedoras, além de um conjunto de questões que tinham por objetivo entender mais aprofundadamente como tais práticas eram adotadas. No referido estudo, o conceito de empreendedorismo foi considerado como similar ao conceito de inovação.
Avaliação da adequação entre pessoas e ambientes de trabalho e suas consequências
Mauro Magalhães
O reconhecimento que o comportamento humano é uma função da pessoa e do ambiente não é novo na psicologia. Na psicologia organizacional, a perspectiva denominada de adequação pessoa-ambiente tem assumido relevância. A adequação pessoa-ambiente é definida como a compatibilidade entre características pessoais e ambientais que resulta em níveis elevados de bem-estar e desempenho. Estudos de meta-análises constataram que o grau de adequação entre pessoas e seus ambientes de trabalho está positivamente relacionado com uma série de consequências desejáveis, tais como satisfação, desempenho e comprometimento organizacional (Kristof-Brown, Zimmerman & Johnson, 2005). A avaliação de características da personalidade pode informar sobre a adaptabilidade do trabalhador a uma ocupação. Este projeto está estruturado em três estudos direcionados para a produção de tecnologia e conhecimento sobre processos de adequação entre pessoas e ambientes de trabalho e suas consequências. O primeiro estudo tem por objetivo construir um instrumento de avaliação de ambientes de trabalho: o Inventário de Classificação Ocupacional (ICO), com base no modelo hexagonal de Holland (1997). Esta medida será desenvolvida para descrever as características de uma ocupação ou posto de trabalho específico em termos do tipo de atividades mais frequentes e essenciais para o cumprimento das metas do trabalho, e das habilidades, atitudes e traços de personalidade requeridos. O segundo estudo irá investigar a relação entre medidas de adequação pessoa-ambiente, saliência de carreira e satisfação no trabalho. No Brasil, não há registro de pesquisas com o uso dessas medidas (índices de congruência) como preditores de atitudes e comportamentos no trabalho, o que destaca a relevância deste estudo. O terceiro estudo irá investigar diferenças em preferências por estilos de liderança/supervisão entre indivíduos inseridos em diferentes categorias de ambiente de trabalho. Considera-se que as publicações decorrentes da presente pesquisa oferecerão modelos conceituais e instrumentos a serem utilizados por pesquisadores e técnicos nos campos de estudo e intervenção em orientação de carreiras, psicologia organizacional e gestão de pessoas.
Comprometimento,Consentimento e Entricheiramento: como se articulam com o bem-estar subjetivo e pessoal dos trabalhadores
Sônia Regina Pereira Fernandes
Antônio Virgílio Bittencourt Bastos
A pesquisa analisa o papel dos diferentes vínculos do indivíduo com as organizações. E, de forma especifica, analisa as relações e/ou repercussões desses vínculos com o bem-estar dos trabalhadores envolvidos. Esta pesquisa é um subprojeto da pesquisa apoiada pelo CNPQ - Diferentes Vínculos do Trabalhador com a Organização: ampliando as evidências de validade discriminante. Coordenador Prof. Dr Antônio Virgílio B. Bastos.